quinta-feira, 5 de abril de 2012

32. Carlos Godinho

“Extourada”
Óleo s/ tela
55x46 cm
2012

O artista Carlos Godinho é um Estremocense, nascido em S. Lourenço de Mamporcão.
Os seus trabalhos, óleos sobre tela, deixam antever uma “forma diferente” de olhar a forma e a cor dos espaços que se podem contemplar.
Nem por isso, deixa de “insistir e descobrir novos espaços”, numa experiência que já é longa e que o levaram a participar em múltiplas mostras colectivas, em Estremoz é claro, mas também em Portalegre, Campo Maior, Monsaraz, Borba, Vendas Novas e Évora, isto em Portugal. No estrangeiro já esteve em Paris e no Estados Unidos.
Exposições Individuais fez outras assim numerosas, não apenas no Alentejo (Estremoz, Évora, Vila Viçosa, Portalegre, Palmela, Elvas, Nisa, Portel e Marvão, Arruda dos Vinhos, Sines, Vila Velha de Ródão) mas igualmente em Setúbal, no Entroncamento, em Belas (Sintra), em Constância, em São Brás de Alportel e em Zafra e Mérida (Espanha).
Particularmente gratificante foi a Exposição “Los juegos míticos del pensamiento”, Mérida em 2007, e “Aqui, pelo Sonho é que Vamos”, realizada em 2005, pela qual, pintou, sublinhe-se poemas de Sebastião da Gama que expôs na Escola Básica 2, 3 Sebastião da Gama em Estremoz, para além de “OPERA (Outras Paisagens Estão Representadas Aqui)” na Pousada Rainha Santa Isabel, Estremoz; Caja de Ahorros/Ayuntamento de Zafra, Zafra (Espanha); Casa da Cultura, Elvas em 1993. Outra nota foi a exposição que decorreu na da Galeria da Adega do Monte dos Seis com o título “Representações de um Pensamento Múltiplo” em Estremoz.
Licenciado em Ensino pela Escola Superior de Educação de Portalegre (E.S.E.P.) na variante de Educação Visual, frequentou a Faculdade de Belas-Artes de Lisboa e é Mestre em Sociologia pela Universidade de Évora. Está representado em muitas colecções particulares e públicas, inclusivé em Badajoz e Haia.
Com um currículo diversificado tem dedicado parte do meu tempo à pintura de cartazes e catálogos, à ilustração de capas de livros e a um bom número de colaborações jornalísticas e radiofónicas.
Tem participado e ajudado a fundar algumas associações.

Sem comentários:

Enviar um comentário