quarta-feira, 27 de junho de 2012

59. Augusta Albuquerque

“Poderoso”
Carvão/papel
50x40 cm
”(...) um olhar que veja, uma mão que
obedeça e uma alma que sinta.”
Herbert Read


Augusta Albuquerque nasceu em 1947 no Porto – Portugal. Frequentou a Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis no Porto onde tirou o curso de Pintura. Licenciou-se em Artes Plásticas – Pintura, em 1982, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Foi discípula de Júlio Resende, Tito Roboredo, Luís Demée, Jorge Pinheiro, entre outros mestres.

Durante o curso foi participando em várias exposições coletivas. Terminado o curso de Pintura seguiu a carreira docente, onde ocupou vários cargos de direção, não só a nível escolar mas também no Ministério da Educação, tendo sido Coordenadora do Ensino Artístico Especializado entre os anos de 1989 e 1996. Altura em que organizou várias conferências sobre o ensino artístico e proferiu algumas comunicações sobre este tema em várias instituições nomeadamente na Fundação Calouste Gulbenkian.

Mas nunca deixou de se dedicar à pintura e ao desenho. Continuou a participar em exposições coletivas, no país e no estrangeiro, chegando mesmo a representar Portugal em algumas exposições, das quais realça “Prémio Cristobal Colon de Pintura, 1983” que se realizou em Madrid, a VI Mostra de Arte do Baixo Miño/Tui e “O Porto” - exposição comemorativa dos vinte anos de vida da Árvore.

Participou ainda em várias outras, organizadas por Câmaras Municipais ou casas da cultura, assim como pela SNBA.

Desde o ano 2004 é docente da disciplina de desenho no Instituto das Artes e da Imagem.


Maio de 2012

Sem comentários:

Enviar um comentário