sábado, 9 de junho de 2012

52. Noémia Travassos

"Binómio"
 Painel em porcelana, montado em madeira

50 x 40 cm

Noémia Travassos, nasceu em Lisboa a 19 de Janeiro de 1956.
As suas aventuras começam com apenas um ano de idade, quando os seus pais decidem partir para África e fixar residência em Moçambique. Os lugares onde cresceu, Gorongoza, Gondola, Vila Pery, Manica e a cidade da Beira, foram os berços disfarçados de bigornas, que modelaram intensamente a sua personalidade. Aos 22 anos regressa a Portugal, para a cidade do Porto onde ainda reside.
O forte cenário africano, a luz intensa, a multiplicidade de cores, os brilhos e cheiros, não deixaram indiferente os sentidos daquela menina sensível. O despertar para a arte acontece inevitavelmente ainda no raiar dos primeiros anos de escola. Registar as percepções advindas do meio ambiente foi e continua a ser, uma forma de saciar necessidades prementes da sua alma. Desde sempre a fascinaram as cores pastel, os limites esbatidos de um arco-íris, as luzes brancas dum rosto negro queimado pelo sol ou o contraste colorido dos tecidos africanos.
O que se seguiu... foi um não mais parar de querer um pouco mais, um caminho incessante de aperfeiçoamento pessoal e um desafio perseverante entre a criatividade da alma e a habilidade técnica para a transmitir.
Esta dedicação extravasou os limites do individual quando em 1991 e na qualidade de professora certificada pela associação americana, IPAT- International Porcelain Artists & Teachers Inc, começou a dar formação artística e a transmitir aos seus alunos, os segredos desta fascinante arte milenar.
Aos 22 anos regressa a Portugal e fixa residência na cidade do Porto.
Os caminhos da vida, levaram-na a frequentar um curso de engenharia química ao revés de um curso de Belas Artes porém, o seu “Querer Ser” teve força para superar todos os obstáculos e o “Ser Artista” é vivenciado em paralelo com a carreira profissional.
A aprendizagem artística foi acontecendo, quer pelo esforço da experimentação, quer pela frequência de cursos e seminários de temática artística (p.ex. desenho a carvão e sanguínea, pintura sobre têxtil, óleo sobre tela, murais, vitrais, vitro-fusão, pintura sobre vidro, escultura em porcelana e outras).
O que se seguiu ... foi um não mais parar de querer um pouco mais, um aperfeiçoar gradativo, um caminho pleno de desafios entre a criatividade da alma e a perícia técnica para a materializar.
O primeiro contacto com a porcelana acontece em 1990.
Nela encontra a sua realização artística e sem dúvida, o seu caminho de eleição.
A Arte do alto-fogo ganhou desde então mais uma continuadora e hoje podemos vê-la a pintar quer um clássico do período romântico, um retrato ou com uma rebarbadora nas mãos, a criar uma escultura em porcelana.
Esta dedicação extravasa os limites do individual e desde 1991 na qualidade de Professora certificada pela IPAT- International Porcelain Artists & Teachers Inc, transmite aos seus alunos os segredos desta fascinante arte milenar.

Sem comentários:

Enviar um comentário