sexta-feira, 29 de junho de 2012

60. Ana Maria Ferreira

“Largada de Touros”
Acrílico s/ tela
59x80 cm
2012


1- DADOS BIOGRÁFICOS
NOME - Ana Maria Lopes Ferreira
DATA DE NASCIMENTO - 12 de Julho de 1954
NATURALIDADE – Lisboa / Portugal
                                                                                                                                                                                         2- HABILITAÇÕES LITERÁRIAS
LICENCIATURA EM ARQUITECTURA PELA ESCOLA SUPERIOR DE BELAS ARTES DE LISBOA EM 1979

3- FORMAÇÃO ARTÍSTICA
2008 a 2012 – CURSOS DE PINTURA A ÓLEO, ACRÍLICO, AGUARELA E PASTEL NO CENTRO DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA “NEXTART”.

4- EXPOSIÇÕES
01_2012 – PARTICIPAÇÃO NA EXPOSIÇÃO/CONCURSO “MERTOLARTE” EM MÉRTOLA, COM DUAS PINTURAS A ÓLEO “A CADEIRA” E “RETRATO DA SÍLVIA”
04_2012 - PARTICIPAÇÃO NA 6ª EDIÇÃO DO CONCURSO DE PINTURA E DESENHO “PADRE JOÃO MAIA” – “VILA DE REI: ROSTOS E OLHARES”, COM A PINTURA A ACRÍLICO “EMOÇÕES E ACORDES”
05_2012 - PARTICIPAÇÃO NA EXPOSIÇÃO DE ARTES PLÁSTICAS DA ACADEMIA DA MARINHA, “O MAR E MOTIVOS MARINHOS”, COM A PINTURA A ACRÍLICO “ A DANÇA DAS ALGAS”

quarta-feira, 27 de junho de 2012

59. Augusta Albuquerque

“Poderoso”
Carvão/papel
50x40 cm
”(...) um olhar que veja, uma mão que
obedeça e uma alma que sinta.”
Herbert Read


Augusta Albuquerque nasceu em 1947 no Porto – Portugal. Frequentou a Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis no Porto onde tirou o curso de Pintura. Licenciou-se em Artes Plásticas – Pintura, em 1982, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Foi discípula de Júlio Resende, Tito Roboredo, Luís Demée, Jorge Pinheiro, entre outros mestres.

Durante o curso foi participando em várias exposições coletivas. Terminado o curso de Pintura seguiu a carreira docente, onde ocupou vários cargos de direção, não só a nível escolar mas também no Ministério da Educação, tendo sido Coordenadora do Ensino Artístico Especializado entre os anos de 1989 e 1996. Altura em que organizou várias conferências sobre o ensino artístico e proferiu algumas comunicações sobre este tema em várias instituições nomeadamente na Fundação Calouste Gulbenkian.

Mas nunca deixou de se dedicar à pintura e ao desenho. Continuou a participar em exposições coletivas, no país e no estrangeiro, chegando mesmo a representar Portugal em algumas exposições, das quais realça “Prémio Cristobal Colon de Pintura, 1983” que se realizou em Madrid, a VI Mostra de Arte do Baixo Miño/Tui e “O Porto” - exposição comemorativa dos vinte anos de vida da Árvore.

Participou ainda em várias outras, organizadas por Câmaras Municipais ou casas da cultura, assim como pela SNBA.

Desde o ano 2004 é docente da disciplina de desenho no Instituto das Artes e da Imagem.


Maio de 2012

58. Luís Berrutti

“Toro com luna”
Técnica Mista – Papel Kraft
163x117 cm


Inicia estudios en la Escuela de Bellas Artes de Montevideo (Uruguay).1959-65: Continua estudios con los maestros (Vicente Martín, Edgardo Riveiro y el escultor Yepes), formados en la “Escuela del Sur”, fundada por Torres García.1968: Se titula como profesor de Artes Plásticas en Enseñanza Media.1970-71: Beca de estudios de arte en París.1973: Seleccionado en el Premio Internacional de Dibujo de la Fundación Joan Miró.1976: Traslada su residencia a Ibiza.1980: Regreso a la Península instalando su taller en Toledo, para practicar la forja en hierro.EXPOSICIONES EN URUGUAY1959-63-74: Premios adquisiciones con destino al Museo de Arte de San José (Uruguay).1974: Salón Municipal de Artes Plásticas, premio adquisición.EXPOSICIONES EN ESPAÑA1977: Museo de Arte Contemporáneo de Ibiza, esculturas (colectiva).1980: Sala Alfar, Madrid, escultura en cerámica.1982: Galería Crac, Aranjuez, (Madrid), escultura.1982: Premio Medalla de Plata, X Certamen Nacional de Escultura, Caja de Ahorros de Guadalajara.1981-83: VI y VII Bienal del Tajo, participación con pintura y escultura.1983: Conde Duque “Cristobal Colón de Pintura” Madrid.1988-89: Galería Migual Ángel, Madrid, pintura.1991: Seleccionado para formar parte de los museos de escultura al aire libre de Huelva, Taracena y Alcalá de Henares.1993: Galería Santa Bárbara, Madrid, pintura y escultura.1994: Galería Raquel Ponce, Madrid, escultura (colectiva).1995: Caja de Salamanca y Soria en Arévalo (Ávila), pintura y escultura.2004: Galería El cantil, Santander, escultura (colectiva).2006: Sala Martín Chirino, San Sebastián de los Reyes (Madrid).2008: Exposición Centro Cardenal Gonzaga, La Cabrera (Madrid).Obras en:Museo Municipal de Montevideo (Uruguay).Museo de Arte Departamento de San José (Uruguay).Museo de Arte Moderno de Ibiza (España).Museo de Escultura al aire libre de Alcalá de Henares (Madrid).Obras en colecciones privadas de España, Alemania, EEUU, Italia y Inglaterra.

57. Cássio Mello

“Campino”
Óleo s/ tela
100x80 cm

Artista que se dedicou ao aspecto mais belo da natureza: A VIDA. Pesquisa e trouxe para suas telas a beleza, a força e a liberdade da vida selvagem.
Especialista em arte equestre, o artista nascido na cidade de São Paulo, revelou-se excente ilustrador de publicidade na década de 60. Até 1974 dirigiu sua própria empresa de propaganda, passando a dedicar-se, então, à pintura de animais, tema que o consagrou como o mais importante artista da América do Sul.
Suas inúmeras obras estão inseridas nos acervos do Jockey Club do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Curitiba-PR, cidade que possui também obras do artista na Câmara Municipal, no Colégio Militar, na Polícia Militar, na Universidade Federal do Paraná. Cassio Mello recebeu troféus e medalhas de salões de arte realizados em São Paulo, na França (Medalha de Ouro no Centro George Pompidou em 1984) e Portugal (Medalha de Prata no Salão Espelho D´Àgua em Lisboa, 1985). Possui suas obras incluidas nos livros "Arte e Gastronomia do Paraná", "Agenda do Tombamento Histórico do Paraná", "Pintores Contemporâneos do Paraná", editados pelo Solar do Rosário e nos livros "Anuário CCCC - Ministério da Agricultura-1977", "O turf no Rio de Janeiro" e "150 anos do Jockey Club de São Paulo".
O cavalo é retratado pelo artista com competência e dedicação em todas as modalidades: competição, esporte, criação, trabalho, estimação, passeio. O incentivo para criar e produzir sua obra, retratando o belo e nobre animal, das diversas raças, o artista recebe dos mais ilustres criadores, proprietários e admiradores do cavalo de raça.
- Retratou 13 animais reprodutores para o Posto de Monta de Campinas - SP, Brasil.
- Possui obras no acervo da Sede Social (Centro) do Jockey Club de São Paulo, Brasil.
- Retratou Mossoró, primeiro vencedor do GPBrasil de 1933.
- Aparece em 13 verbetes no livro "150 anos do Jockey Club de São Paulo"
- Possui mais de 10 obras inseridas no livro "O turf no Rio de Janeiro".
- Capas de Revistas: "Puro Sangue Inglês", "Turf e Fomento" "Quarter Horse", "Appaloosa", "Árabe".
- Painel Comemorativo dos 150 anos da Polícia Militar do Paraná, Brasil.
- Painel Comemorativo no Colégio Militar de Curitiba, Paraná, Brasil.
Atualmente vivendo na cidade do Porto, Portugal, Cassio Mello sente-se honrado pelo reconhecimento ao seu trabalho, no Brasil e no exterior.
O artista faz parte, com exclusividade, do elenco da Galerista, Escritora de Arte, Nóris Bargeno-Brasil e da Galeria Vieira Portuense, Porto, Portugal. Homeneageado com diploma do Exército Brasileiro, pela criação e confecção do painel cerâmico comemorativo dos 200 anos do nascimento do Marechal Osório e painél comemorativo dos 150 anos da Polícia Militar do Paraná, Brasil. Há mais de 30 anos, exibe um rico curriculo como um dos mais importantes pintores na especialidade de retratar animais de raça pura e animais selvagens. Autor de obras que retratam os mais famosos cavalos da raça puro sangue-inglês para os mais importantes criadores de âmbito internacional. Obras no acervo das sedes do Jockey Club do Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba - Brasil e em colecionadores de paises da America Latina, Portugal, Inglaterra, Dubai, França (Midan).

56. Pedro Bueno Salto


"TOURADA"
técnica mista
81x100

Nasce na Corunha em 29 de Novembro de 1952. De formação autodidacta as suas primeiras exposições datam de 1978, sendo as mais importantes as ocorridas em Hogar juvenis de Noia (Corunha), Ayuntamiento de Corunha, e clube náutico de Portosin. No mesmo ano é galardoado com o 2º premio de pintura Concello de Cambre com a obra intitulada “ Tres versiones para una plancha.”
1979 – Expõe de forma individual na galeria de arte Brétema e na trattoria Fratelli da Corunha, também no mesmo ano realiza várias exposições colectivas por diversas populações da província.
No ano 1980 participa nos certames II Bienal de pintura cidade de Mondoñedo, onde consegue o 1º Prémio com o quadro titulado “Eclosión” e o 1º prémio de arte Fundação Araguaney onde é finalista. Durante os seguintes meses deste ano participa em diversas exposições individuais e colectivas.
1981 e 1982 expõe frequentemente de maneira colectiva, sendo a exposição mais importante a realizada no 7º salão de arte celta em Lorraine (Bretanha, França).
Em 1984 juntamente com outros artistas, dos quais podemos destacar a Gancedo, José Luís Vasconcellos, Ramón Manzano, Nito D`avila, Xoxé Cobas, etc. funda o grupo “Desnível” organizando diversos actos culturais por diversas cidades da comunidade galega. Em Março do mesmo ano edita a revista de arte que leva o mesmo nome que o grupo, sendo seu maior impulsor o pintor madrileno Francisco Rojas.
1985 – exposições na galeria Bellas Artes de León, homenagem a quatro figuras galegas na sala de exposições da Delegação de cultura da Corunha e várias com o grupo “Desnível”.
No ano de 1986 ingressa como professor de desenho no colégio Salesiano da Corunha, expõe na Associação de artistas e participa no “III Certame de pintura do Concelho de Cambre”.
Do ano 1987 ao de 1989, colabora como desenhador no caderno de economia para La Voz de Galicia. De maneira conjunta expõe em homenagem à Maternidade na Estação Marítima da Corunha.
1990 – Exposições na sala da Associação de Artistas da Corunha e no 7º certame de pintura do Concelho de Cambre. Durante os anos 1991 e 1992 por falta de motivação não tem nenhuma actividade artística.
Em 1993 participa no III certame de artes plásticas “Isaac Díaz Pardo” onde lhe é concedido o prémio aquisição à obra titulada “Bodegón en cristal”; no mesmo ano expõe na Estação Marítima, (Corunha), Museu Carlos Maside de O Castro (Sada), e na galeria de arte Arte Imagen, (Corunha).
No ano 1994 realiza várias exposições individuais e colectivas, participa no concurso de cartazes “Deporte para todos” organizado pela Diputación da Corunha onde é selecciona a sua obra que se expõe por toda a província da Corunha.
1995 – Exposições em Vigo na sala do BBV, Casino do Atlântico, galeria Arte Imagem, e Hotel Trip Maria Pita.
1996 – Concorre ao VII certame de pintura Bello Piñeiro, obtendo o 1º Prémio com a obra titulada “As Pardiñas”, também participa no I Salão de Outono da Real Academia Galega de BBAA Nossa Sª do Rosário com a obra “ La danza, aquelarre” sendo seleccionado, mesmo assim vai a Córdoba e participa no certame “Maestro Mateo” com a obra “David” sendo também seleccionado. Exposições na Casa CHARRI (Oleiros), Casino do Atlético e Palácio de Congressos, “Supermercado da arte” Madrid e Corunha, organizada por American Prints, Sporting Club Casino e a galeria de arte Obelisco da Corunha.
1998 – Realiza para a sociedade “Clube do Mar de San Amaro” o mural “Adormideras” e também o mural “El café” para a cafetaria “Café de Carlos”. Colabora no instituto de Someso da Corunha numas “Xornadas artísticas” para alunos de 3º curso de F.P.2 e 1º, 2º e 3º de E.S.O. Participa no II Salão de Outono de pintura Academia Gallega de BBAA Nª Sª do Rosário com a obra “Entre choqueiros y peliqueiros” (Entrudo) sendo finalista. Expõe na Associação Nike, Americam Prints, Bilbao, galeria Obelisco, galeria Alameda Vigo.
1999 – Neste ano é incluído na Grande Enciclopédia Galega. Expõe de forma individual na galera José Lorenzo de Santiago de Compostela, Casa de Galicia Xunta de Galicia Madrid, Casa de cultura de Ribeira, Corunha, e de forma colectiva Pontevedra com Centroamérica, associação Nike, galeria Alameda em Vigo, Centro sociocultural de Vite em Santiago de Compostela, American Prints, e participa nos certames de pintura do Palácio de Congressos sendo-lhe concedida a menção especial com o quadro “Sacerdotisa” e certame de pintura rápida Villa de Olme sendo-lhe concedida a menção de honra.
2.000 – Exposições individuais no Ayuntamiento da Corunha, Casino do Atlântico, e colectivas com o grupo Nike, American Prints em Vigo. Participa no III Salão de Outono de pintura da Real Academia Gallega de BBAA Nª Sª do Rosário com o quadro “Tauromaquia”.
2001 – Coincidindo com a feira taurina da Corunha expõe no hotel Trip Maria Pita a colecção “Tauromaquia”.Neste mesmo ano, colabora com o Círculo Lírico Calderón, realizando o cartaz para “La verbena de la paloma”.
2.002 – Neste ano expõe na sala de “Amigos dos museos de Galicia” (Portas Ártabras), onde apresenta a série “ O entreoido “ e nas galerias Casa del libro de Vigo e galeria La campana de Santiago de Compostela, também de forma colectiva expõe “El paisaje, puntos de vista” na galeria Trebellar da Corunha e “Santiago mar adentro” na galeria La Campana, Santiago de Compostela. Em Agosto deste ano é incluído no dicionário de pintores e escultores espanhóis do século XX. Participa no XX certame de pintura rápida Cidade de Lugo, onde lhe é concedido o 2º prémio. Também participa no certame de pintura Vila de Cedería onde também lhe é concedido o 2º prémio.
2003 – Com os pintores José Luis López Vasconcellos e Folgueira funda o Grupo “Mamoa”. Exposições colectivas na galeria Trebellar, Corunha, Salão galego de gastronomia e turismo “ Espourénse “,” Costa da morte horizonte de vida “ Hostal de los Reyes Católicos, Santiago de Compostela,Casino do atlântico.É incluído no Guia de artistas de Galicia, editado pela Xunta de Galicia. Colabora como comentarista com a revista de arte Arte Galicia século XXI.
2004- Expõe no Clubfinanciero Atlántico na colectiva de natal e passa grande parte deste ano preparando o projecto para decorar os murais do antigo edifício do Clube do Mar de San Amaro da Corunha.
2005- Começa a trabalhar nas fachadas do Clube do Mar de San Amaro os murais “Marenostrum” e ao mesmo tempo expõe de forma individual no Casino do Atlântico e na galeria de arte Lucía López da Corunha.É convidado pela Deputação provincial da Corunha a participar noI ENCONTRO COA PINTURA- que se desenvolve nol Pazo de Mariñan, no qual se encontra com outros artistas tais como Alfonso Costa, Carpo, Dorda, Babío Sabio, Noemí Otamendi, Jaime Galdeano, Patinha, Manuel Romero, Cobas, Manuel Gandullo Etc. E com poetas da estirpe de Carlos Pereira, Xulio Valcarce e Eva Veiga; Compartilhando com eles umas jornadas artísticas inolvidáveis. Em Setembro deste mesmo ano termina os trabalhos dos murais do Clube do Mar.Participa com a Galeria de Arte Pablo Ruiz de Málaga na 7ª feria internacional de Arte "Immagina" em Reggio Emilia, Itália
2006- É incluído no dicionário Internacional de Arte e Literatura Contemporânea. Participa no II ENCONTRO COA PINTURA - que se volta a celebrar no Pazo de Mariñan. Em Maio deste mesmo ano expõe na Galeria de Arte “Arte Idea” de Ferrol, participa com seus alunos numa exposição colectiva na sala de exposições da biblioteca pública González Garcés da Corunha.Em Março deste mesmo ano é galardoado no IX certame de artes plásticas “Isaac Díaz Pardo “com o prémio aquisição com a obra “La espera “.No mês de Abril participa na feira internacional de arte “Art-Holland” em Haya – Holanda. Organiza em colaboração com a Câmara oficial mineira da Galiza o I Certame de pintura rápida em explorações mineiras da Galiza, que se celebra nos terrenos recuperados das minas de carvão de Endesa em As Pontes de García Rodrigues. Também é convidado pelo Ayuntamiento de La Alberca em colaboração com a Diputación de Salamanca a participar no “ III ENCUENTRO INTERNACIONAL DE PINTORES DE LA ALBERCA “ que se celebra entre os dias 18 a 23 do mês de Setembro. Com o quadro “El espíritu de Mariñan” participa no VI Salão de Outono de pintura da Real Academia Galega de BB.AA. Nª Sª do Rosário, onde lhe é concedido o 3º premio.
2 007 – Participa no II certame de pintura jovem galega patrocinado por El Corte Ingles, com o quadro “Carnamascarada” sendo finalista com menção.Com o titulo de Mariñan 5 x 5, expõe com Alfonso Costa, Manuel Gandullo, Celestino Poza e Xosé Vázquez de forma colectiva na faculdade de BB.AA. de Pontevedra e diversos municípios da Corunha.De modo individual projecta para este mesmo ano as exposições de Casino do Atlântico da Corunha e a do Liceu de Noia. Participa no III ENCONTRO COA PINTURA E A POESIA, organizada pela Diputación da Corunha no Pazo de Mariñan, e no II ENCONTRO COA ARTE, LEMBRANDO A CUNQUEIRO, organizada pelo Concello de Brión durante os dias 8,9 y 10 de Junho. No mês de Julho deste mesmo ano começa com a segunda fase dos murais do Clube do Mar, esta segunda fase localizada na fachada da cafetaria, realiza-a com a técnica do mosaico, mesclando diversos tipos de peças tanto em tamanho como em cor, conseguindo com isso uns interessantes efeitos de luz e volume.No mês de Outubro conclui a primeira fase dos mosaicos do Clube do Mar.

55. M ª Teresa Barrós

“Corrida”
Técnica Mista (Textura a espátula, acrílico e óleo)
46x70 cm
NOMBRE: M ª Teresa Barrós Lodeiro.
LUGAR DE NACIMIENTO: A Coruña.

ESTUDIOS
· Título de Maestra de Primaria otorgado por la Escuela Universitaria del Profesorado de E.G.B. de A Coruña. Especialidad en Infantil.
· Numerosos cursos sobre nuevas tecnologías, programas para la elaboración de materiales didácticos y uso de los medios audiovisuales.
· Cursos impartidos por la Consellería de Educación, muchos de ellos dirigidos a las artes plásticas.
· Cursos impartidos por entidades privadas en las que ha trabajado en el repujado en estaño, cuero, talla de madera, esmalte al fuego, etc.
· Monográficos impartidos por la Escuela de Artes y Oficios (cerámica y vaciado en escayola).
· Clases de dibujo y pintura impartidas por dos importantes pintores de la ciudad de A Coruña. Durante varios años acudió al estudio del pintor Marcial J. Ortíz con el que perfeccionó la pintura del natural.
· Curso de grabado litográfico impartido por Omar Kessel en la Fundación CIEC (Centro Internacional de la Estampa Contemporánea) de Betanzos.
· Módulo de grabado calcográfico en el “III Máster sobre la Obra Gráfica 2006” en la Fundación CIEC. Betanzos- A Coruña. Impartido por: Antonio Alegre Cremades, Anne Heyvaert y Alejandro Fernández-Arango.
· Módulo de xilografía en el IV Máster de Obra Gráfica 2007 impartido por Julio Evangelio, Omar Kessel y François Maréchal.
· Curso xilografía Museo Bellas Artes, A Coruña 2008, impartido por Omar Kessel.

EXPOSICIONES
· 1997 - Exposición colectiva en el Centro de Promociones de A Coruña.
· 1999 - Exposición individual en el salón de exposiciones del Club del Mar de San Amaro (A Coruña).
· 2002–2003-2004-2005- Exposiciones de pequeño formato en la Asociación de Artistas de A Coruña
· 2005 - Seleccionada Certamen de pintura Galería Burela, Concello de Burela, Lugo.
· 2005 - Exposición individual en la Asociación de Artistas de A Coruña.
· 2005 - Exposición en la sala de arte Concello de Burela, Lugo.
· 2006 - Exposición colectiva “La Mujer en la Pintura” organizado por la SAF. Salón de Primavera 2006. Ferrol.
· 2006­­­ - Exposición individual sala de arte Concello de Burela, Lugo.
· 2007 - Seleccionada Certamen “Premio pintura Toxos e Froles”. Tema El Mar. Ferrol.
· 2007 - Obra gráfica en la sala Galería Panaderas. Fondo subastas.
· 2007/8 - Aguafuertes y punta seca para Colectiva de obra gráfica (Siete grabador@s).Galería Panaderas. A Coruña.
· 2007/8 - Exposición pequeño formato en la Asociación de Artistas de A Coruña
· 2008 - Exposición colectiva “10 Pintores ,10 Sensibilidades” en la Asociación de artistas de A Coruña.
· 2009 - Seleccionada Certamen CEE. A Coruña.
· 2009 – Certamen Góis Arte invitada por Concello de Oroso.
· 2009 – Exposición colectiva Oroso.

Desde hace varios años pertenece a la Asociación de Artistas de A Coruña formando parte de su junta directiva y a la Asociación de Artistas de Ferrol (SAF).
En los colegios en los que estuvo impartió pretecnología y manualidades el ciclo superior, formó talleres permanentes de dibujo y pintura, elaboró y coordinó las actividades artísticas de los centros.
No gustó de hacer exposiciones, volcando su creatividad en los alunos.

54. Eduardo Hermida


"Minotouro"
Técnica Mista
Eduardo Hermida
Ferrol 1965
Estudia en la escuela de Artes Pablo Picasso de A Coruña
Trabaja en diversas agencias de publicidad y en el departamento de artìstica de " El corte Ingles"
Ha sido profesor de escaparatismo durante 5 años en A Coruña, Vigo, Allariz , Boiro, A Guarda , Ferrol Y A Guarda.
Actualmente imparte cursos de pintura en su estudio de Ferrol.
Exposiciones individuales:
2002- galerìa bomarzo : Vilagarcìa
2005- sala calleja la ciega .Oviedo
Talleres José Fernández . Ferrol
Garufa. a coruña
Centro social Allariz
Roi Xordo. allariz
Clavicembalo. lugo
2008-galería Sargadelos . Monforte
Cllub de Campo. Ferrol
As Meninas de Canido
2009-Galerìa Sargadelos Ferrol
Rectoral de Cines
As Meninas de Canido
Pintura mural plaza de Armas de Ferrol
Encuentro internacional arte e natureza . Aldea Nova
2010- Galerìa Sargadelos Ferrol
As meninas de canido
Pintura mural en Instituto Ferrol Vello
Taller de arte en colegio Ponzos. Ferrol

53. Amélia Santos

"A chega dos Bois"
Óleo s/ tela
54x73 cm

Maria Amélia Rodrigues dos Santos nasceu em Montalegre em 1967. Ao longo da sua carreira participou em dezenas de exposições individuais e coletivas em Portugal e Espanha. Tem uma exposição permanente em Tourém, na casa dos Braganças. Muitas das suas obras fazem parte de coleções particulares, nomeadamente em Portugal, Espanha, França, EUA e Suíça. Após ficar desempregada começou a dedicar-se à pintura tendo nela uma terapia ocupacional. Começou por reproduzir trabalhos de grandes pintores. A seguir a criar os seus próprios trabalhos. É uma artista autodidata, apaixonada por arte. Os temas das suas obras são paisagens, nus, retratos, arte sacra e temas figurativos. Tem vindo a realizar um importante trabalho sobre património monumental e paisagístico do concelho de Montalegre.    

2000 até 2002- Aperfeiçoou  algumas técnicas com o pintor Alfredo Cabeleira.

EXPERIÊNCIA:
Pintura: Óleo sobre tela , Técnica mista, Pintura de t-shirts, loiças, entre outros.

ACTIVIDADES
Exposições individuais
2002 – Exposição no Átrio da Câmara Municipal de Montalegre;
2003 – Exposição no Átrio da câmara Municipal de Montalegre;
2004 – Exposição no Átrio da Câmara Municipal de Montalegre;
2006 – Exposição no Átrio da Câmara Municipal de Montalegre,
            Exposição na Galeria Van Ghog-Verin – Espanha;
2007 – Exposição no Átrio da Câmara Municipal de Montalegre;
2007  - Articulação com área de projecto da turma do 6°-ano , da Escola E B 2,3_Dr. Bento da Cruz.
            Participação num projecto (Agua é Vida), com palestra.
2008 – Exposição no Átrio da Câmara Municipal de Montalegre,
            Exposição na Galeria de exposições do Multiusos – Inauguração da Galeria,
            (XXIV Encontro Transmontano do Clínico Geral)
2008 – Participação num concurso Internacional de pintura, com a turma do 6°-B  (Estudo Acompanhado, em parceria com as professoras: Ana Paula Adão e Anita Florêncio); Classificado em 3° lugar.
2010 – Exposição no Átrio da Câmara Municipal de Montalegre.
2011 – Exposição na Galeria de Exposições do Multiusos – “ Feira do Fumeiro”.
2011-   Exposição de pintura e artesanato no evento Manifesta.
2012 -  Exposição na galeria de Exposições do Multiusos – “ Feira do Fumeiro”.
Exposições colectivas
2003 – Átrio da Câmara Municipal de Montalegre-  (Feira do Fumeiro);
2004 - Átrio da Câmara Municipal de Montalegre-  (Feira do Fumeiro);
2004 – Casa da Cultura—Verin-Espanha;
2005 – Sala de Exposições—Carrazedo de Ansiães.
2011 – Participação no Festival do Castanho, no Ecomuseu de Barroso – Espaço Padre Fontes.

EXPOSICÃO PERMANENTE
Na Casa dos Braganças em Tourém-Montalegre, desde 2005.
Num espaço do Ecomuseu de Barroso. Temas alusivos à região incluindo variado tipo de artesanato: canecas, copos, candeeiros elaborados através da peneira, t-shirts pintadas à mão alusivos à sexta-feira 13, castelos e chegas de bois, pratos, garrafas , entre outros.
Venda destes produtos.

sábado, 9 de junho de 2012

52. Noémia Travassos

"Binómio"
 Painel em porcelana, montado em madeira

50 x 40 cm

Noémia Travassos, nasceu em Lisboa a 19 de Janeiro de 1956.
As suas aventuras começam com apenas um ano de idade, quando os seus pais decidem partir para África e fixar residência em Moçambique. Os lugares onde cresceu, Gorongoza, Gondola, Vila Pery, Manica e a cidade da Beira, foram os berços disfarçados de bigornas, que modelaram intensamente a sua personalidade. Aos 22 anos regressa a Portugal, para a cidade do Porto onde ainda reside.
O forte cenário africano, a luz intensa, a multiplicidade de cores, os brilhos e cheiros, não deixaram indiferente os sentidos daquela menina sensível. O despertar para a arte acontece inevitavelmente ainda no raiar dos primeiros anos de escola. Registar as percepções advindas do meio ambiente foi e continua a ser, uma forma de saciar necessidades prementes da sua alma. Desde sempre a fascinaram as cores pastel, os limites esbatidos de um arco-íris, as luzes brancas dum rosto negro queimado pelo sol ou o contraste colorido dos tecidos africanos.
O que se seguiu... foi um não mais parar de querer um pouco mais, um caminho incessante de aperfeiçoamento pessoal e um desafio perseverante entre a criatividade da alma e a habilidade técnica para a transmitir.
Esta dedicação extravasou os limites do individual quando em 1991 e na qualidade de professora certificada pela associação americana, IPAT- International Porcelain Artists & Teachers Inc, começou a dar formação artística e a transmitir aos seus alunos, os segredos desta fascinante arte milenar.
Aos 22 anos regressa a Portugal e fixa residência na cidade do Porto.
Os caminhos da vida, levaram-na a frequentar um curso de engenharia química ao revés de um curso de Belas Artes porém, o seu “Querer Ser” teve força para superar todos os obstáculos e o “Ser Artista” é vivenciado em paralelo com a carreira profissional.
A aprendizagem artística foi acontecendo, quer pelo esforço da experimentação, quer pela frequência de cursos e seminários de temática artística (p.ex. desenho a carvão e sanguínea, pintura sobre têxtil, óleo sobre tela, murais, vitrais, vitro-fusão, pintura sobre vidro, escultura em porcelana e outras).
O que se seguiu ... foi um não mais parar de querer um pouco mais, um aperfeiçoar gradativo, um caminho pleno de desafios entre a criatividade da alma e a perícia técnica para a materializar.
O primeiro contacto com a porcelana acontece em 1990.
Nela encontra a sua realização artística e sem dúvida, o seu caminho de eleição.
A Arte do alto-fogo ganhou desde então mais uma continuadora e hoje podemos vê-la a pintar quer um clássico do período romântico, um retrato ou com uma rebarbadora nas mãos, a criar uma escultura em porcelana.
Esta dedicação extravasa os limites do individual e desde 1991 na qualidade de Professora certificada pela IPAT- International Porcelain Artists & Teachers Inc, transmite aos seus alunos os segredos desta fascinante arte milenar.